terça-feira, 27 de julho de 2010

Leitura!!!

Hoje venho dar um recadinho especial:

Quero lembrar aos pais e filhos a importância da leitura na vida de todos. Mamãe,crie  o hábito de ler para o seu filho desde pequeno,o hábito da leitura deve começar antes   mesmo da criança ir  para a escola. É um momento de descontração, que vai estimular a imaginação,a criatividade e também fazer com que seu pequeno se interesse pelos livros desde cedo. O momento de leitura aproxima você da criança,é um momento de alegria e aprendizagem sem que a criança perceba que está aprendendo.
Estudos apontam que a maioria dos leitores adultos e jovens se lembram da mãe ou de algum familiar lendo para eles quando pequenos. Então, vamos lá!! Mãos á obra, boa leitura.



terça-feira, 20 de julho de 2010

Filme Toy Story,importância sobre brinquedo e aprendizagem

Sucesso de bilheteria, o filme Toy Story 3 já teve mais de um milhão de espectadores em todo Brasil. E as aventuras do boneco Woody e seus amigos deixam uma mensagem clara: as crianças devem aprender o valor das coisas que possuem. Mas como ensinar essa lição? De acordo com a fisioterapeuta materno-infantil e professora de shantala, Denise Gurgel, o ideal é que os pequenos entendam que ganhar umbrinquedo deve ser algo merecido e muito desejado.

No entanto, vale lembrar que os responsáveis pela educação da criança não devem estimular as relações de troca ao presenteá-las, oferecendo brinquedos como uma recompensa por bom comportamento, por exemplo. "Eles precisam aprender a planejar desde novinhos para obter o que desejam. Seja economizando o dinheiro da mesada ou esperando pelo aniversário para pedir o presente que tanto querem", explica a especialista.

Na terceira sequência de Toy Story outro fator de destaque é a metáfora feita com o lixo. No filme, é o destino certo para os brinquedos que não servem mais. A psicoterapeuta Karin Fromm acredita que essa decisão não contribui com a sustentabilidade ambiental. Na opinião da especialista, a maneira mais correta de ensinar as crianças a se desfazerem de um brinquedo é por meio da doação. "É interessante que os pais levem os filhos a orfanatos ou escolas. Perceber a felicidade de outra criança ao receber seu brinquedo, faz o pequeno se sentir útil e generoso", lembra Karin.

Os brinquedos ainda podem trazer uma série de benefícios para as crianças. Para estimular a imaginação e criatividade as melhores brincadeiras são as de casinha, com bonecos e até mesmo as de contar histórias. Já o estímulo da sociabilidade vem por meio dos jogos infantis. "Ao manipular um objeto, a criança estimula o desenvolvimento e a coordenação motora. Se chamar um colega para participar da brincadeira, melhor ainda. Eles aprenderão a respeitar regras e o aprendizado fica mais rico", acredita Denise.

Imagem: Divulgação Toy Story - Disney

sábado, 17 de julho de 2010

Brinquem Mais

Sabemos que as preocupações  com trabalho e com o cotidiano dos adultos e pos isso deixamos ás vezes nosso pequenos de lado, ou acompanhados de muita tecnologia, que esquecemos o quanto é importante  para eles e para nós o contato, a diversão e é claro, os benefícios que essa aproximação traz: o carinho, o afeto, a contato corporal, as noções de percepção adquiridas pela criança , desenvolvimento motor, enfim, só coisas boas a destacar.
Não se esqueça de estar sempre por perto, incentivando um outro tipo de brincadeira, não só o video game, o computador, que também são muito legais e também trazem benefícios, mas não sendo o único meio de diversão, pois tecnologia em excesso prejudica nossas crianças, podendo acarretar até mesmo doenças e transtornos futuros.
Fiquem ligados papais, esteja perto de seus filhos, brinquem de contar histórias, usem a imaginação para inventar brincadeiras e mãos á obra!!!
Boa Diversão, um beijão,Bruna Ribeiro.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Brincadeira e Desenvolvimento


Atenção Mamãe, Papai, Titio, Titia, Vovó e Vovô!!!

Sabemos da importância da brincadeira na vida de uma criança. É importante estarmos sempre atento ao desenvolvimento dos nossos pequenos, e as brincadeiras fazem parte desse desenvolvimento.
Brincadeira é coisa séria, ela não só diverte as crianças, faz elas aprenderem, se desenvolverem e despertam sua imaginação para a criação de um mundo delas, que faz parte da trajetória dos nossos pimpolhos.
Não é à toa que Pedagogos tem dado destaque dentro da Educação Infantil a jogos e brincadeiras, pois além de estarmos mais perto das crianças, ainda estamos ajudando e muito no seu crescimento e aprendizagem.
Vamos lá,entrar nesse mundo divertido, sempre aprendendo....
Sejam Bem Vindos, Bruna Ribeiro.