Quem escuta o nome Boitatá logo imagina que se trata de um boi com o nome tatá ou algo parecido não é mesmo?
Pois não é isso não... Boitatá foi uma lenda criada pelo padre José Anchieta, é uma cobra, que dizem, foi o único sobrevivente de um dilúvio que cobriu a terra. Conseguiu escapar se enterrando em um buraco, onde seus olhos cresceram.
Boitatá ficou com os olhos grandes, que mais parecem dois faróis que iluminam a noite na beira do rio. A lenda também conta que Boitatá pode se transformar em uma tora de brasa, para punir todos aqueles que tentarem queimar as florestas e fazer mal à natureza.
Quem encontrar com Boitatá pode ficar cego, morrer ou ficar louco. Assim, se alguém se encontrar com Boitatá, deve ficar parado, sem respirar e de olhos bem fechados.
Como a maioria das lendas e crendices populares que são passadas de geração em geração através do “ouvir e contar”, a lenda do boitatá sofreu algumas modificações, sendo que em muitas partes do Brasil a lenda é contada de forma diferente. Em Santa Catarina, por exemplo, o boitatá é descrito como um touro de "pata como a dos gigantes e com um enorme olho bem no meio da testa, a brilhar que nem um tição de fogo".
Muito legal!

Nenhum comentário:
Postar um comentário